Como todas as pessoas, participo do universo digital, mas nunca esqueço que vivemos em um mundo físico! Tenho um filho e sinto na pele a preferência pelas telas.
Mas por que lápis e papel são tão importantes? Será só para serem artistas? Qualquer traço ou cor colocados em uma folha de papel é uma forma de comunicação! Grandes ideias podem surgir de um rabisco em um guardanapo! E fora que não dá para prender uma tela com um ímã na porta da geladeira, o lugar de destaque das grandes obras.
Além de ser uma forma de comunicar, também desenvolve o manejo fino das mãos, organização e um feeling difícil de se reproduzir de forma digital. Uma tela, pelo menos até agora, ainda não reproduziu a sensação de toque, o atrito e até um sonzinho de um lápis riscando uma folha.
Foi dessa intenção de valorizar o analógico que, em 2000, nasceu o primeiro 'Brincando com Ariê', um jogo educativo que já mostrava como a arte e a tecnologia poderiam andar juntas para ajudar no aprendizado. Mais tarde, em 2014, os jogos chegaram à internet com o site brincandocomarie.com.br, alcançando escolas e famílias por todo o Brasil de forma gratuita, estimulando milhares de crianças a aprender brincando.
Agora, a proposta do Brincando com Ariê evolui para se tornar um banco de material impresso para desenvolvimento de habilidades e imaginação.
Os jogos continuam existindo em outro local, o AriêToy. Mas aqui vamos ter a oportunidade de explorar essa forma mais natural e espontânea de expressão!
Um mundo real, com muitos 'traços e cores'!
Daniel Trinkenreich